Nesta quarta-feira (06), a Epic Games informou que teve o acesso à sua conta de desenvolvedor de aplicativos na Apple encerrado. Desde 2020, a empresa por trás do Fortnite estava em conflito e planejava relançar a Epic Games Store em dispositivos iOS.
Entenda a situação
A Apple adota um sistema de distribuição de aplicativos fechado no qual uma parte do dinheiro gasto em jogos – como compras no aplicativo ou microtransações internas – fica com a empresa. Essa política é alvo de críticas por diversas companhias.
Nesta semana, seguindo uma ordem da União Europeia, a Apple teve que permitir lojas de aplicativos de terceiros. Essa decisão inédita para a empresa passaria a valer em todo o território europeu.
A Epic Games afirmou que tinha o objetivo de usar a conta de desenvolvedor para trazer de volta sua loja de aplicativos para dispositivos iOS na Europa, incluindo o popular jogo Fortnite.
“Esta é uma violação séria da Lei de Mercados Digitais e mostra que a Apple não tem interesse em promover uma verdadeira concorrência em dispositivos iOS”, declarou a Epic Games em comunicado.
Além de permitir o suporte a outras lojas de aplicativos na Europa, na última segunda-feira (04), a Apple também foi multada em 1,8 bilhão de euros (R$9,7 bilhões) por impedir que empresas de streaming como o Spotify oferecessem opções de pagamento externas à App Store.
Resposta da Apple à Epic Games
Em resposta ao encerramento da conta de desenvolvedor, a Apple afirmou acreditar que as decisões judiciais confirmam que ela tem “total discrição” para encerrar a conta da Epic após a empresa ter violado obrigações contratuais nos acordos de desenvolvedor.
“Diante do comportamento passado e contínuo da Epic, a Apple decidiu exercer esse direito [de encerrar a conta da Epic Games]”, disse a Apple, no entanto, sem fornecer mais detalhes sobre o comportamento mencionado.
