Entenda as diferenças entre os níveis de jogos A, AA e AAA

No mundo dos jogos, classificar um título pode ser uma tarefa desafiadora. Embora não exista uma padronização oficial, termos como ‘AAA’ são amplamente utilizados por desenvolvedores e jogadores.

O que é um AAA?

O principal termo nas classificações, ‘AAA’ representa o mais alto nível de um jogo. Na prática, jogos que recebem essa classificação são aqueles que tiveram um investimento significativo em todas as etapas, como desenvolvimento e marketing.

Comparável aos grandes sucessos do cinema – Blockbusters -, um exemplo disso é o jogo Cyberpunk 2077. Desenvolvido pela CD Projekt Red, o jogo teve um custo de cerca de 174 milhões de dólares.

Devido ao alto custo, não é comum ter jogos ‘AAA’ com tanta frequência. Geralmente, jogos nesse formato elevam os limites gráficos, recursos de consoles, desempenho, entre outros aspectos. Além do aspecto financeiro, equipes robustas e tempo dedicado também contribuem para grandes jogos.

Títulos como Red Dead Redemption 2 e GTA V, da Rockstar Games, e The Last of Us, da Naughty Dog, também são considerados ‘Triplo A’. Com o uso um pouco mais recente no setor, a denominação AAAA foi utilizada pela Ubisoft no jogo de aventura de piratas Skull and Bones, com a ideia de ir além dos ‘AAA’.

Veja mais sobre A e AA

Os jogos classificados como A e AA estão abaixo da categoria AAA. No caso dos jogos AA, essa classificação refere-se a estúdios de tamanho médio. Em resumo, os jogos AA não têm investimentos extremamente altos, mas ainda estão acima da média dos jogos da categoria A.

Por fim, na categoria de apenas um A estão os jogos que possuem recursos limitados e equipes muito pequenas. Produzidos por estúdios independentes e às vezes até por um único desenvolvedor, esses jogos são chamados de jogos indie. Com gráficos mais simples, um exemplo é o jogo Loop Hero.

Foto: Reprodução

By Power Play Games

Você Pode Gostar